UniDev - Programação de Jogos • View topic - UniStore

[ +/- ] [ Hoje é 09 Set 2010, 19:42 ]

Post a new topicWrite comments Page 1 of 8   [ 118 posts ]
Go to page 1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Proximo
Author Message
 Post subject: UniStore
PostPosted: 29 Mai 2010, 01:18 
Membro Júnior

Estou abrindo o tópico com o intuito de agregar boas idéias.

A idéia surgiu do tópico Mercado de Games!

*Editado

INDIE STORE

http://www.4shared.com/document/frX4ZO1h/Indie_Store.html

Last edited by Multicent on 22 Jul 2010, 15:32, edited 1 time in total.

Profile  

Post subject: Re: UniStore
PostPosted: 29 Mai 2010, 16:45 
Membro Avançado

Acho que a UDStore (nome que me agradou mais hehehe) deveria seguir o exemplo de loja mais ou menos do Steam misturado com a loja da Apple.

Não necessariamente um software, mas um portal onde são colocados apenas games completos.
Sugiro também uma parceria com a UDZine(Revista da Unidev), para divulgar alguns projetos de maior expressividade.

É importante que tenha preços acessíveis e inclusive alguns free.
Acho vital ter um foco quase que exclusivo em desenvolvedores pequenos que têm dificuldade em ser publicado por outros meios, dando preferencia a games da América Latina e principalmente brasileiros.

O desenvolvedor se afilia ao portal e então terá direito de fazer o upload dos jogos, além de escolher o preço (podendo optar pro deixa-lo free).

Além disso seria legal entrar em contato com a Abragames para divulgar a outros desenvolvedores brasileiros independentes.

A respeito de como o portal iria se manter, imagino que o mais justo seria cobrar uma certa porcentagem sobre o preço do game a cada venda.

Profile  

PostPosted: 29 Mai 2010, 18:52 
Membro Júnior

UDStore me lembra Woodstock, eu achei melhor também.

Boas idéias, a UDZine poderia ter uns Reviews sobre os jogos, né?

Eu andei pensando em fazer com que o usuário tenha a opção de receber "Donations" via PayPal (por exemplo), no caso de ser free.
Pensei também no Adsense do Google para ele receber dinheiro por publicidade.

Interessante a proposta de o site ser mantido por uma taxa em cima das vendas dos jogos. Mas teria que ser bem suave.

O mais legal nisso tudo é que a Unidev ensina a fazer os jogos e ajudaria também a alavancar os projetos.

MultiScent

Profile  

PostPosted: 29 Mai 2010, 19:12 
Membro Sênior

Já eu prefiro um nome mais genérico, UDStore da-se a entender que é um portal da UD e que possui mesma administração.
Quote:
É importante que tenha preços acessíveis e inclusive alguns free.
Acho vital ter um foco quase que exclusivo em desenvolvedores pequenos que têm dificuldade em ser publicado por outros meios, dando preferencia a games da América Latina e principalmente brasileiros.

Acho que o foco principal do site deveria ser de "venda de games indie", não necessariamente brasileiros, não necessariamente de público alvo brasileiro.
Quanto mais amplo o foco, melhores serão os resultados.

Quote:
Eu andei pensando em fazer com que o usuário tenha a opção de receber "Donations" via PayPal (por exemplo), no caso de ser free.

Sites assim não recebem doações e ainda podem ficar mal vistos (um site cheio de jogos de baixo nível, free com um botão de doação em baixo).

Quote:
Pensei também no Adsense do Google para ele receber dinheiro por publicidade.

Se isso deveria ser um site "comercial" de vendas, essa seria a última coisa que ele deveria ter.
Teoricamente um site de e-commerce é um site sério, limpo e polido.

Quote:
O desenvolvedor se afilia ao portal e então terá direito de fazer o upload dos jogos, além de escolher o preço (podendo optar pro deixa-lo free).

Lembrando que o fato de ter jogos completos e de graça em um site vão acabar "puxando a atenção" dos que poderiam ser compradores (imagina se tivesse um jogo fodástico de graça, não ia dar chance pra o carinha que passou 6 meses fazendo um jogo mais feio vender o dele concordam?).
Além do mais, pra oferecer o jogo de graça, não precisaria colocar em um site "comercial", fora que o próprio site oferece "demos" dos seus jogos.

Aconselho fortemente a vocês olharem como são os "outro" portais de venga de games.
O propósito de um "GameStore" é favorecer pequenos desenvolvedores, facilitando sua entrada no mercado de games.

Desenvolvendo:
- NewBlockTetris (75%)
- Hardest Journey (a venda, mas o demo é free =P)
Extras:
- Meus Desenhos

Profile  

PostPosted: 29 Mai 2010, 19:34 
Membro Júnior

daknessw, entendi algumas coisas.

O nome ainda está em aberto. Na verdade eu tomei frente ao projeto sem querer.

Então nada de Donations - se alguém quiser ganhar dinheiro com donations que hospede em outro site.

Não tinha pensado em inconformidades e discrepâncias de preços, seria de bom tom ter uma política de avaliação e margem de preço, né? Nem que fosse um formulário para estimar os gastos automaticamente, poderia ser o mesmo formulário de envio de projetos.

A idéia de "preferencia a latinos" seria quase uma medida protencionistas. Poderia ter apenas em linguas latinas, nada em inglês. Seria um afronto mas ué, temos que nos valorizar.

Eu sei que seria bom um foco grande mas eles (Norte Americanos e outros polos tecnológicos) tem oportunidades demais, nós não.

Resumindo: Seria um site de vendas de jogos. Valorizando o Nacional e os jogos poderiam somente ser vendidos ou jogados de graça em formato demo.

Novas idéias e críticas são muito bem vindas. Continuem postando e opinando, por favor.

MultiScent

Profile  

PostPosted: 30 Mai 2010, 01:05 
Membro Sênior

Quote:
Não tinha pensado em inconformidades e discrepâncias de preços, seria de bom tom ter uma política de avaliação e margem de preço, né? Nem que fosse um formulário para estimar os gastos automaticamente, poderia ser o mesmo formulário de envio de projetos.

Já está começando a entender.

Quote:
A idéia de "preferencia a latinos" seria quase uma medida protencionistas. Poderia ter apenas em linguas latinas, nada em inglês. Seria um afronto mas ué, temos que nos valorizar.

Eu sei que seria bom um foco grande mas eles (Norte Americanos e outros polos tecnológicos) tem oportunidades demais, nós não.

Resumindo: Seria um site de vendas de jogos. Valorizando o Nacional e os jogos poderiam somente ser vendidos ou jogados de graça em formato demo.

O problema não são "valores nacionais" e sim "fonte de renda".
Um site em português não atrai olhares de outros lugares do mundo e não só americanos.
Nada contra mas se não ver por esse lado a chance de sucesso desse site será bem menor, lembrando que aqui no brasil pirataria corre solta, e o próprio pensamento brasileiro (pra que pagar se eu posso conseguir de graça?) diminui mais ainda as chances de sucesso.
Porque não vender pra quem compra, independente de pais (boa parte do mundo fala inglês, fora que quem não sabe, usa google traduto).
Nada impede de escrever o site em 2 ou mais línguas, mas limitar o publico alvo vai afetar diretamente nos lucros (e nos pratrocínios, etc).

Desenvolvendo:
- NewBlockTetris (75%)
Extras:
- Meus Desenhos

Profile  

PostPosted: 30 Mai 2010, 10:59 
Moderador(a)

Cara... eu detesto protecionismo... para mim é um dos obstáculos a serem vencidos no mundo.

A Microsoft e outras diversas empresas impõe barreiras para nós, brasileiros... não é legal ser uma empresa que "contra-ataque" isto.

Eu creio que se queremos dar futuro aos indies do Brasil, temos que vender nossos jogos em tooodo o mundo, principalmente nos EUA e Europa. Porque querendo ou não, o Brasileiro não custuma comprar via internet e o poder aquisitivo é muito mais baixo que nos EUA e Europa.

Limitar o sistema na América do Sul, seria um tremendo erro. Os jogos indies do Brasil ficariam isolados, não venderiam bem (mesmo o jogo sendo legal), haveria uma taxa elevada de pirateamento e O BRASIL e seus jogos não seriam vistos, não iriam aparecer para o mundo.

Tornando o site, algo que não vale a pena nem para o Desenvolvedor....

Outra coisa necessária é uma empresa. Um sistema robusto de finanças para tratar dos impostos, preços e divisão de lucros entre Site e Developer.

Consequentemente, uma empresa é necessária =)

FLW E VLW!

Tutoriais XNA, Unity e ActionScript 3 - http://www.devtuts.com.br/wp

Rafael S. Angeline
Mail: rafael.angeline [arroba] hotmail [ponto] com
MSN: cursoac [arroba] hotmail [ponto] com

Profile  

PostPosted: 30 Mai 2010, 15:45 
Membro

Apoio totalmente a ideia. Precisamos mostrar que no brasil tem games de qualidade.

http://www.indiegamesbrasil.com

Profile  

PostPosted: 30 Mai 2010, 16:18 
Moderador(a)

Eu trabalho com Desenvolvimento de sistemas web... talvez possa me envolver junto ao projeto.

FLW E VLW!

Rafael S. Angeline

Profile  

PostPosted: 30 Mai 2010, 18:21 
Membro Sênior

Quote:
Consequentemente, uma empresa é necessária =)

Não necessarimente, o mercado digital é outro tipo de mercado.
Concordo que deve haver a figura de um líder por trás da administração, mas estamos falando de mercado digital, onde 80% é automatizado e, quer queira quer não, parcerias devem haver para facilitar as compras dos consumidores (Atualmente uso o Plimus).

------------------
O que deve ser feito (como mencionei anteriormente, ou em outro post, ou sei la), é criar um SVN/GIT privado, postar sobre sua ativação e esperar que os usuários solicitem a chave para sua participação no projeto.

Desenvolvendo:
- NewBlockTetris (75%)
Extras:
- Meus Desenhos

Profile  

PostPosted: 30 Mai 2010, 18:32 
Moderador(a)

Contratos também são necessários. Se o Plimus fosse apenas um sistema, não uma empresa bem formada, não creio que houvesse tanta credibilidade envolta do mesmo...

FLW E VLW!

Rafael S. Angeline

Profile  

PostPosted: 30 Mai 2010, 19:24 
Membro Sênior

O que eu quis dizer é que a parte financeira que requer uma empresa por trás já existe.
A não ser claro que o pessoal não queira perder 30% a cada venda, pra esse caso uma empresa é necessária.

Desenvolvendo:
- NewBlockTetris (75%)
Extras:
- Meus Desenhos

Profile  

PostPosted: 31 Mai 2010, 08:46 
Administrador

Ola, o pessoal da unidev aqui gostou da ideia, e pretendemos dar sequencia ao projeto. Novas ideias serao bem vindas aqui, estaremos de olho neste topico, para podermos fazer algo concreto, e dar um acrescimo ao mercado brasileiro de jogos.

Pretendemos criar um "sub-dominio' para o portal, igual a UDCO, onde poderia ser udstore.unidev.com.br, ou udindie.unidev.com.br, ou se alguem tiver uma outra sugestao.

Kamus do Poder, se puder, entre em contato comigo, pode ser pelo msn, se voce me ver online, ou pelo email da udco@unidev.com.br, que encaminharei para o Gilmer.

Profile  

PostPosted: 31 Mai 2010, 11:45 
Membro Sênior

"store.unidev.com.br" ou "gamestore.unidev..." ou "indiestore" ou "indiegames" imo, já que vai ficar como sub-domínio unidev, fica meio reduntante colocar um ud no nome.

Desenvolvendo:
- NewBlockTetris (75%)
Extras:
- Meus Desenhos

Profile  

PostPosted: 31 Mai 2010, 13:15 
Membro Júnior

Eu trabalho com sistemas web a 10 anos, tenho interesse em participar do projeto.
Se precisarem de mais pessoas para essa parte poderia me envolver tambem.

Profile  

Post a new topicWrite comments Page 1 of 8   [ 118 posts ]
Go to page 1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Proximo